sexta-feira, 13 de maio de 2011

Moqueca do João

Meu pai sempre gostou de cozinhar. Quando eu era criança, vira e mexe era ele que ia pro fogão de final de semana, quando ele terminava sempre tinha um prato muito saboroso! O que ele sempre gostou de fazer foi peixe. Peixe de todos os tipos, formas e tamanhos!
Logo que casei, convidei um casal de padrinhos para almoçar em casa e perguntei o que eles gostariam de comer, a esposa falou que gostava de qualquer coisa, já o marido, “praieiro” por nascimento e criação falou na lata - “Eu quero peixe!” - com um sorriso nos lábios que acho que já estava imaginando e saboreando o peixe na frente!
Eu até então nunca havia feito um peixe, no máximo tinha ajudado o meu pai - que sempre gostou de minha presença na cozinha como sua ajudante. Não pensei duas vezes: liguei para ele pedi uma receita! Ele me ensinou a fazer esta moqueca e todo orgulhoso pediu para depois lhe contar como havia ficado.
Ficou muito boa! Meu padrinho comeu até ficar triste... desde então nunca mais parei de fazer Cação. Hoje mesmo fiz e aproveitei para tirar umas fotos.

(clique em "Mais informações" para saber a receita)

Ingredientes

1½ Kg de Cação em posta
½ Kg de tomate
½ Kg de Cebola
3 limões
1 maço de Cheiro Verde
1 maço de Coentro
Colorau Boroto
Sal
Azeite

Modo de preparo
Mergulhe o peixe em uma solução de limão e sal. Corte os tomates e as cebolas em rodelas separando as tampas do tomate. Pique bem o Cheiro Verde e o Coentro. Coloque um fio de azeite no fundo da panela (se for panela de barro é melhor!). Coloque no fundo da panela as tampas de tomate, preenchendo uma camada, depois faça uma camada de cebola e acrescente um pouco de sal. Coloque uma camada de peixe e por cima o Coentro, Cheiro Verde e colorau. Continue a fazer novas camadas nesta mesma seqüência até acabarem os ingredientes.
Tampe a panela e coloque no fogo até surgir água na superfície.
Sirva com arroz branco, pimenta e salada verde.




Um comentário:

  1. Ah! Esqueci de uma coisinha...adiciono à receita original leite de coco que dá um toq final!

    ResponderExcluir