Tragicomédias da Cozinha

O “Sorvete” Congelado

Quando era pequena, minha casa estava sempre cheia. O pai, a mãe, a tia, a sobrinha, a madrinha, a vizinha, a avó.... sempre tinha alguém em casa pra almoçar, jantar, dormir ou prosear.
Minha mãe, sempre prática, já tinha constantemente algo planejado para visitas não planejadas.
Numa quinta-feira de um dia quente, minha mãe convidou um tio muito querido para jantar em casa. Ele, a princípio recusou o convite, entretanto, pela insistência acabou aceitando.
Como de costume, mamãe preparou algo rápido e simples de jantar. Para a sobremesa, lembrou que deveria ter um pode de sorvete no congelador. Meu tio, com pressa para ir a um compromisso, recusou a sobremesa. Entretanto, novamente pela insistência de mainha resolveu esperar.
A mãe pegou o pote de sorvete e como estava duro, esperou um pouco. Como o sorvete nunca que descongelava, resolveu colocar uns minutinhos no microondas. Quando tirou, descobrimos o motivo de tanta demora. Era feijão congelado em pote de sorvete!
Até hoje, relembramos com mamãe aos risos a saborosa receita de sorvete de feijão!

Moral da História
Coloque sempre etiquetas no que for congelar!

A Fábula da Mandioca

Em uma noite fria estava sozinha em casa. Resolvi colocar mandioca na panela de pressão para não perder o legume que já tinha comprado há alguns dias. Deixei a mandioca cozinhando e fui fazer outra coisa.
Algum tempo depois... uma amiga me ligou e me convidou para ver filme na casa de uma outra amiga. Como não gosto muito de ficar sozinha, mais do que depressa falei: “Eu topo! Mas não tenho como ir”. Ela prontamente respondeu: “Então estou passando agora na tua casa!”.
Desliguei correndo o telefone, me troquei e em 5 minutos já estava na portaria do prédio lhe esperando! Chegamos à casa da amiga e ainda ficamos vendo seriado antes do filme, depois vimos o filme e ainda conversamos um pouco. Acabado o tempo entre amigos voltei pra casa.
Logo que abri a porta do hall, senti um cheiro forte de queimado. Pensei: “Algum vizinho está queimando alguma comida”. Quando estava quase em frente ao meu apartamento o cheiro só aumentava. Foi aí que me lembrei: “A MANDIOCA!”. Entrei correndo, desliguei o fogo – que ainda estava acesso! – e liguei desesperada para meu marido.
O marido tranquilamente me disse: “O que aconteceu? Pegou fogo em alguma coisa? Tem algo fora do lugar ou queimado?”. Como respondi tudo negativamente, ele falou que já voltava para casa, mas era para eu ficar tranqüila.
Foi aí que tomei coragem de olhar o desastre. Apesar do cheiro forte que chegava ao apartamento todo, o fogão estava em tacto e o único resquício de fuligem era no azulejo bem em cima da panela. Tomei coragem, e abri a panela. Nunca havia visto carvão de mandioca antes! E a panela, precisei jogar fora.

Moral da História
Sempre compre uma panela de pressão de boa qualidade e com várias válvulas de segurança.