quarta-feira, 1 de junho de 2011

Carolinas


No ano passado fiz um curso de 6 meses de panificação e confeitaria no IGA de minha cidade. Tive dois professores no decorrer do curso Isabela e Andrea. Os dois foram bem diferentes na maneira de ensinar, mas aprendi muita coisa com os dois. Ainda quero fazer outros cursos nesta escola, mas por enquanto o tempo ainda não permite.
 Em todas as aulas cozinhávamos em grupos de 3 a 5 pessoas, por isso, chegava sempre em casa achando que sabia fazer um monte de coisa, mas só fazendo sozinha para saber se eu realmente tinha aprendido!
Semana passada, resolvi fazer Carolinas. Nas aulas havia sido muito fácil! Não daria trabalho!
Quando estava fazendo percebi que elas eram meio trabalhosas sim, e a minha sorte é que minha mãe tinha vindo me visitar e me ajudou. Mas foi muito gostoso a bagunça!
A dificuldade não está em fazer a massa, mas em rechear uma a uma apenas fazendo um pequeno furo. Recheei com creme de confeiteiro e depois molhei no chocolate meio amargo. Ela ficou saborosa, mas ao meu paladar, poderia ter ficado mais doce. Ainda quero fazer com outras coberturas e recheios!

 (clique em "Mais informações" para saber a receita)


Ingredientes
165ml de Água
65g de Manteiga
Uma pitada de Sal
2 g de Açúcar
100g de Farinha de Trigo
2 ovos

Modo de preparo
Colocar para ferver a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Tirar do fogo e acrescentar a farinha mexendo bastante até ficar uma massa homogênea, deixar amornar e acrescentar os ovos um a um e mexer novamente até ficar uma massa lisa e amarelada. Colocar a massa em saco de confeitar, fazer as carolinas em forma untada com manteiga. Colocar em forno pré-aquecido e deixar até dourar.
Recheie e cubra com o que lhe agradar.

*Receita adaptada da apostila Panificação e Confeitaria da Escola de Gastronomia IGA

Um comentário:

  1. Delííícia, Mah!!! esta foi sensacional, hein? Top das Top 10!! Amooooo carolinas!! qndo me arriscar a fazer te conto como foi! bjokas!

    ResponderExcluir