quinta-feira, 30 de junho de 2011

Panelas e Cultura


Neste último feriado os meus pais foram de carro para Goiás. A estrada de São Paulo até lá é um belo passeio! Existem vários restaurantes, barracas de artesanato e utilidades muito interessantes. Através do comércio a bera da estrada conseguimos entender melhor a cultura regional de Minas e Goiás. Não existe um lugar que você não pare que não tenha pimenta e muita pimenta, as famosas compotas e doce de leite. Também é comum ter panelas feitas de barro e de ferro de todos os tamanhos e gostos. Panelas artesanais de ferro fundido e pegador de madeira...daquelas que duram a vida inteira... existem por todas as rodovias. Também tem farinhas temperadas para todos os gostos, principalmente para os adeptos de um tempero regado a pimenta. Salames e linguiças também não faltam e muito menos o pequi e o queijo.
Logo que meus pais voltaram eles já me ligaram dizendo: trouxemos um presente para você! Eu mais que depressa imaginei: As famosas panelas do interior de Minas e Goiás!!! E realmente não me enganei! Esta semana já estou com planos de fazer cocada e outras receitas que as minhas panelas antigas e queridas de teflon não permitem!
O dia que vocês forem para o interior de Minas e Goiás ou passarem pelas rodovias destas regiões, não exitem em darem um paradinha em seus comércios de rodovia, vale a pena conhecer as delícias regionais!

2 comentários: