segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Torta de Ricota da Vó Cida



Minha Vó Cida era conhecida por ser uma boa cozinheira, todos gostavam de seus doces e salgados. Meu pai principalmente apreciava uma sobremesa que ela fazia em dias de festas – Torta de Ricota. Eu sinceramente, com um paladar mais contemporâneo, não tinha muito interesse em experimentar a tal torta com uvas passas e frutas cristalizadas.
Uma vez, em um dia pós-festa resolvi experimentar um restinho que sobrara da torta, simplesmente porque haviam insistido muito que ela era gostosa. Tive uma grande surpresa: realmente a torta boa!
Minha avó já é falecia há uns 5 anos e mesmo antes de falecer ficou uns bons 5 anos sem cozinhar – falava que já estava muito idosa e já não se lembrava mais direito como que era cozinhar.
Ontem, como foi Dia dos Pais resolvi homenagear o meu lhe dando um almoço em minha casa. Uma vez minha avó tinha me dado a receita de tal torta e ainda nunca havia testado... chegara o momento certo de estreá-la!
 Foi sucesso absoluto! Meu pai adorou e falou que estava até mais gostosa do que a que minha avó fazia! Eu ainda acho que a de minha vó era mais gostosa, mas ficou parecida.


Ingredientes
500g de Ricota
3 ovos
1 lata de leite condensado
½ copo de suco de limão
Baunilha
Uvas passas sem caroço
Frutas cristalizadas

Modo de preparo
Amassar a ricota, adicionar os ovos, o leite condensado, o suco de limão, a baunilha e misturar muito bem. Colocar as frutas e misturar. Levar ao forno em pirex untado.

2 comentários: