quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Boi Falô


Em Barão Geraldo existe uma lenda muito antiga que falava assim:
 Em uma sexta-feira da paixão todos os Senhores de Terra, suas famílias e todos os homens livres não trabalhavam, pois era dia santo. Entretanto, todos os escravos continuavam sua rotina diária. Em um dia desses o capataz chamou o escravo Toninho e disse para ele pegar um boi para arar a terra. Este escravo, muito esperto, quando chegou perto do boi saiu correndo e falou: “O boi falô!!!! Falô que hoje não é dia de trabalha, é dia de descansa porque é dia santo”. Daquele dia em diante, na fazenda Sta. Genebra nunca mais os escravos trabalharam nesta data.

A escravidão acabou... Barão Geraldo deixou de ser fazenda para se tornar distrito... mas a lenda até hoje é contada e faz parte da história desta região. Tem festa típica na véspera da páscoa, tem bloco de carnaval chamado “Berra Vaca” e tem um ótimo restaurante chamado BoiFalô.

O BoiFalô é um restaurante de fazenda que só abre aos domingos na hora do almoço. Tem preço fixo e você come a vontade tanto saladas, como carnes, massas e doces de fazenda. O local parece uma típica Casa Grande e ao redor tem bastante gramado, terra batida, árvores e bancos, além de playground e outras atrações para crianças. A comida é muito boa e parece que você não está nem em Campinas, mas em uma região realmente bem afastada da grande cidade.  Vale a pena experimentar! Infelizmente não sei o valor, pois quando fui ganhei o almoço de uma amiga, sei que o preço não é muito em conta... aproximadamente uns R$30,00 por pessoa, não é um local para ir toda semana, mas é uma bela dica para um dia em que você quiser se sentir na fazenda por pelo menos algumas horinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário