sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Escondidinho de Frango



Logo que me casei, chamávamos muitos amigos para conhecer nossa casa e sempre fazia uma receita diferente. Uma vez chamamos um casal amigo – Elias e Marina – que são extremamente agradáveis e simpáticos, entretanto Elias é bem difícil e seletivo em sua alimentação. Ele praticamente não come nenhuma fruta, verdura e legume.
Pensei muito antes sobre o que cozinhar... resolvi fazer escondidinho pela primeira vez e ver no que iria dar... Graças a Deus, na hora que pus o prato na mesa, que o Elias come mandioca desta forma!
Comemos meia tigela em quatro! Depois ficamos todos moles conversando e dando risada até meia noite de uma quinta-feira. Precisávamos todos acordar cedo no dia seguinte, mas o tempo estava tão agradável que perdemos a hora.
Depois da primeira vez de escondidinho, existiram outras... vários casais já passaram por nossa residência e provaram e aprovaram a receita!
Ah, a primeira vez comprei mandioca com terra e tudo e demorei um século para limpar e descascar, se você não tiver a praticidade de descascar como eu, compre mandioca descascada, pelo o bem da sua tranqüilidade e de sua cozinha, compensa!



Ingredientes
1 peito de Frango (grande)
1 ½ kg de mandioca
Salsinha e cebolinha
½ Cebola
2 dentes de alho
Colorau
Azeite
Leite
Manteiga
Sal
1 ou 2 ovos
Catupiry
Mussarela ou Parmesão ralado

Modo de preparo
Cozinhe a mandioca descascada com um pouco de sal até ficar bem macia. Passe em um espremedor e adicione um pouco de leite, manteiga, gema e clara em neve até ficar em consistência de purê. Acerte o sal e reserve.
Cozinhe o frango com um fio de azeite e uma pitada de sal. Desfie. Refogue no azeite o alho triturado e a cebola picada. Acrescente o frango e o colorau. Acerte o sal e regue com a água que cozinhou o frango para deixar mais molhadinhos. Acrescente salsinha e cebolinha.
Forre um pirex que vá ao forno com o purê em baixo e nas laterais. Coloque todo o frango e acrescente Catupiry sobre a superfície. Cubra com o restante do purê. Acrescente o queijo ralado e leve ao forno até dourar o queijo.
Sirva quente acompanhado de arroz branco e salada.

Dica do Chef: A Clara em neve trás leveza a este prato. O escondidinho pode ser feito sem catupiry e queijo, mas para isso é preciso deixar o frango bem molhadinho e enfeitar o prato com Batata Palha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário