segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mercadão de Poços de Caldas

Este final de semana estive em Poços de Caldas e resolvi dividir umas fotinhos com vocês do Mercadão da cidade... achei bem interessante! 

 







Tava tudo tão lindo que não resisti.... comprei Goiabada Cascão, Doce de Leite, Pé de Moça, Pimenta Biquinho, Bananinha, Mel... Quando for para o sul de Minas dê uma passadinha por lá!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cama de Panga




Há pouco tempo, passeando pela internet conheci um blog muito bonitinho que me agradou bastante... depois da primeira vez entrei novamente algumas... um dia vi uma receita de peixe que fiquei com muita vontade de testar. Chamava-se "Cama reconfortante",  era um filé de peixe feito sobre um purê de mandioca. Achei muito interessante e resolvi fazer ao meu modo. Testei primeiramente com o meu marido e depois, com algumas modificações fiz para o meu pai. As duas receitas criadas a partir da receita original ficaram muito boas e como fiquei em dúvida qual ficou melhor resolvi escrever ambas. Quem se aventurar a fazer não esqueça de me contar depois!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Boi Falô


Em Barão Geraldo existe uma lenda muito antiga que falava assim:
 Em uma sexta-feira da paixão todos os Senhores de Terra, suas famílias e todos os homens livres não trabalhavam, pois era dia santo. Entretanto, todos os escravos continuavam sua rotina diária. Em um dia desses o capataz chamou o escravo Toninho e disse para ele pegar um boi para arar a terra. Este escravo, muito esperto, quando chegou perto do boi saiu correndo e falou: “O boi falô!!!! Falô que hoje não é dia de trabalha, é dia de descansa porque é dia santo”. Daquele dia em diante, na fazenda Sta. Genebra nunca mais os escravos trabalharam nesta data.

A escravidão acabou... Barão Geraldo deixou de ser fazenda para se tornar distrito... mas a lenda até hoje é contada e faz parte da história desta região. Tem festa típica na véspera da páscoa, tem bloco de carnaval chamado “Berra Vaca” e tem um ótimo restaurante chamado BoiFalô.

O BoiFalô é um restaurante de fazenda que só abre aos domingos na hora do almoço. Tem preço fixo e você come a vontade tanto saladas, como carnes, massas e doces de fazenda. O local parece uma típica Casa Grande e ao redor tem bastante gramado, terra batida, árvores e bancos, além de playground e outras atrações para crianças. A comida é muito boa e parece que você não está nem em Campinas, mas em uma região realmente bem afastada da grande cidade.  Vale a pena experimentar! Infelizmente não sei o valor, pois quando fui ganhei o almoço de uma amiga, sei que o preço não é muito em conta... aproximadamente uns R$30,00 por pessoa, não é um local para ir toda semana, mas é uma bela dica para um dia em que você quiser se sentir na fazenda por pelo menos algumas horinhas.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sobre meninas e molhos


Semana passada chamei três amigas para almoçarem comigo. Nenhuma ainda conhecia minha casa e estávamos para marcar um almoço a bastante tempo e nunca saia... resolvi tomar a iniciativa e convidei uma a uma, todas aceitaram! Foi um tempo maravilho em que demos muita risada e desfrutamos do tempo juntas... rimos das alegrias e tristezas.
Para a ocasião resolvi fazer algo diferente... e para mim, algo diferente significa um novo molho! Fiz molho de iogurte para acompanhar a salada verde e molho de maracujá para acompanhar o filé de frango. Gostei bastante do resultado!!! Entretanto... as receitas não são de minha autoria...adoro pesquisar e testar novas receitas e molhos da internet... segue os links dos dois molhos para quem se interessar. 


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mega Granola



Aqui em casa todos gostam de comer Granola com Iogurte. Infelizmente as últimas que comprei em supermercados eram tão ruins que acabávamos não comendo... muito duras e com sabor de velhas.
Uma vez comprei uma granola que uma amiga faz, era uma delícia! Entretanto... acabou em três dias... daí ia começar a ficar meio caro comprar vários saquinhos toda semana. Resolvi me atrever a fazer uma granola com várias coisinhas gostosas. Minha dificuldade era onde comprar... me indicaram o Mercadão Central de Campinas.
Só havia ido no Mercadão quando era bem pequena e não  me lembrava direito ... Tive uma grande surpresa, além de tudo o que precisava, lá vende várias ervas, especiarias, pimentas e artigos culinários. A minha amiga Cissa foi comigo e também adorou, combinamos que quando minha granola acabar lhe chamo para ir novamente comigo; ela levará a máquina fotográfica para depois dividirmos com vocês mais a respeito deste lugar.
Na lojinha que eu comprei os ingredientes tem um mínimo de compra (100g por artigo). Comprei 13 itens, sem contar que comprei uma quantidade maior de Aveia. No total foram 1500g de ingredientes para a minha granola! Ficou uma delícia!! Mas acho que exagerei na quantidade...rs  Alguém quer comprar granola??? Hehehe

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Torta de Ricota da Vó Cida



Minha Vó Cida era conhecida por ser uma boa cozinheira, todos gostavam de seus doces e salgados. Meu pai principalmente apreciava uma sobremesa que ela fazia em dias de festas – Torta de Ricota. Eu sinceramente, com um paladar mais contemporâneo, não tinha muito interesse em experimentar a tal torta com uvas passas e frutas cristalizadas.
Uma vez, em um dia pós-festa resolvi experimentar um restinho que sobrara da torta, simplesmente porque haviam insistido muito que ela era gostosa. Tive uma grande surpresa: realmente a torta boa!
Minha avó já é falecia há uns 5 anos e mesmo antes de falecer ficou uns bons 5 anos sem cozinhar – falava que já estava muito idosa e já não se lembrava mais direito como que era cozinhar.
Ontem, como foi Dia dos Pais resolvi homenagear o meu lhe dando um almoço em minha casa. Uma vez minha avó tinha me dado a receita de tal torta e ainda nunca havia testado... chegara o momento certo de estreá-la!
 Foi sucesso absoluto! Meu pai adorou e falou que estava até mais gostosa do que a que minha avó fazia! Eu ainda acho que a de minha vó era mais gostosa, mas ficou parecida.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Que tal um almoço italiano???



Hoje é quarta-feira!!! Então... temos mais uma dica de restaurante! Hoje falarei não propriamente de um restaurante, mas de um espaço que abrange várias Cantinas.
O Mercatto Della Colônia Agrícola di Quiririm fica na margem da rodovia que chega em Campos de Jordão (Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro) e é ótimo para quem quer dar uma paradinha antes de pegar o congestionamento da ida a Campos.
Quiririm é um distrito vinculado a cidade de Taubaté que é povoado por imigrantes e descendentes de italianos.
O Mercatto é um casarão em que existem várias cantinas tipicamente italianas, o local é grande com um monte de mesinhas. Dá a impressão que você está na “praça de alimentação” de uma festa italiana. É muito agradável! As massas são ótimas e o preço acessível.
Infelizmente quando visititei Quiririm perdi por uma semana a famosa Festa da Colônia Italiana, este ano ela ocorreu dos dias 28/4 a 8/5. Tenho vontade de conhecer, quem sabe o ano que vem conto para vocês!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Molho de Laranja



No dia do aniversário do Bru ganhamos de presente de uma grande amiga um almoço em um restaurante muito gostoso (em alguma quarta-feira destas eu conto especificamente sobre o restaurante em questão). Neste dia o Bru pediu um Kafta com molho de limão. Nunca tinha visto algum molho parecido com aquele, pedi para experimentar várias vezes e fiquei pensando a respeito do mesmo.
O dia passou, mas a idéia de fazer um molho cremoso como sabor cítrico não saiu de minha cabeça. Fui tentando várias versões até que consegui um bom resultado com Laranja Pêra fresca.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bruschetta de última hora



A menos de um mês atrás combinei de último hora para um casal vir aqui em casa. Não tinha nada para oferecer e resolvi improvisar. Eu tinha poucas coisas em minha cozinha... Pães amanhecidos, cebola, tomate, parmesão, maionese e... mais ou menos só isso mesmo! Resolvi fazer umas torradinhas que acabaram rapidamente! O improviso ficou tão bom que resolvi tirar fotinho e postar!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Escondidinho de Frango



Logo que me casei, chamávamos muitos amigos para conhecer nossa casa e sempre fazia uma receita diferente. Uma vez chamamos um casal amigo – Elias e Marina – que são extremamente agradáveis e simpáticos, entretanto Elias é bem difícil e seletivo em sua alimentação. Ele praticamente não come nenhuma fruta, verdura e legume.
Pensei muito antes sobre o que cozinhar... resolvi fazer escondidinho pela primeira vez e ver no que iria dar... Graças a Deus, na hora que pus o prato na mesa, que o Elias come mandioca desta forma!
Comemos meia tigela em quatro! Depois ficamos todos moles conversando e dando risada até meia noite de uma quinta-feira. Precisávamos todos acordar cedo no dia seguinte, mas o tempo estava tão agradável que perdemos a hora.
Depois da primeira vez de escondidinho, existiram outras... vários casais já passaram por nossa residência e provaram e aprovaram a receita!
Ah, a primeira vez comprei mandioca com terra e tudo e demorei um século para limpar e descascar, se você não tiver a praticidade de descascar como eu, compre mandioca descascada, pelo o bem da sua tranqüilidade e de sua cozinha, compensa!


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Casa Guanabara



Quarta-feira é dia de dar uma dica de restaurante... aí vamos nós a mais um lugar que fui e gostei!
 A primeira vez que fui na “Casa Guanabara” foi por indicação. Estava se aproximando do meu aniversário e eu queria comemorar em algum lugar gostoso e não muito careiro. Procurei anteriormente dois barzinhos, mas não me agradaram com os seus “pré-requisitos” para reservas de aniversário.
Resolvi então acreditar na indicação, liguei e reservei sem conhecer a casa. Já no telefonema gostei do atendimento, falaram que me dariam um bolo de presente e pude escolher o sabor!
Quando chegamos fomos muito bem recebidos pelos garçons. Adorei o lugar, sem musica ao vivo (sem couvert!) e com várias TVs passando clips e shows, além de uma decoração estilo empório.
A comida não é careira e muito saborosa. Tem desde “coxinhas” imensas baratinhas até chapas com files especiais. 


Eles abrem de dia como restaurante e a noite como barzinho. Nunca fui para almoço, mas já ouvi que também é bom.
Só é importante lembrar que para aniversários é preciso reservar com antecedência. Lembrei agora que meu aniversário é neste domingo, então vai fazer um ano que já conheço a casa!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Festival Gastronômico de Campinas

Está acontecendo desde o dia 15 de julho até dia 7 de agosto o Festival Gastronômico de Campinas. Fiquei sabendo por acaso e meio tarde, através de passeios internautas do meu marido.
Logo que descobri me inscrevi e fui a uma aula demonstrativa com o Chef Ricardo do restaurante de Joaquim Egídio - Vila Paraiso. Foi muito prazeroso e interessante, ele nos ensinou a fazer conchiglione de carne de Siri com molho de Alho Poró.
Dois dias depois fui à outra aula demonstrativa. O Marcelino, dono do Bar do Marcelino, juntamente com sua sogra, nos ensinou a fazer: Bruscheta de Queijo Brie com geléia de pimenta vermelha e geléia de menta e hortelã; Nhoque de Arroz com Bracciola; e Crepe doce com calda de beijinho. Foi um tempo muito alegre e gratificante.
Ainda dá tempo de se inscrever e participar de aulas demonstrativas e outros eventos que estão ocorrendo no Festival, não deixem de aproveitar esta grande oportunidade de conhecer novas pessoas, diferentes pratos e restaurantes!