domingo, 29 de maio de 2011

Macarrão no Alho e Óleo


Durante minha infância, nas férias escolares, costumava passar sempre uma semana na casa de meus avós. Eles moravam na zona sul de São Paulo, numa casinha que na época já tinha cara de Vó. Sabe aquelas casas com sacada de cimento arredondada e com grades brancas de ferro trançado e com uma cadeira de balanço na frente? Era assim! E para completar era pintada de rosa e tinha um canteiro com várias rosas plantadas na frente da casa.
Eles sempre tiveram uma vida difícil, e mesmo aposentado meu avô trabalhava em dois empregos. Minha avó ficava mais em casa e toda “dondoca” me levava sempre para passear no bairro, ir na feira e participar dos programas de sua igreja.
Eles não tinham muito dinheiro, mas muita dedicação aos netos. A noite, quando meu Vô chegava cansado resolvia fazer um belo Macarrão no Alho e Óleo ou um Macarrão á Moda do Vô. Era tão saboroso, ia tantas coisas (ia até ovo pochê), mas infelizmente eu nunca aprendi a fazer.
Estes dias atrás meu marido me pediu para fazer algo para ele jantar. Falei que iria fazer Macarrão no Alho e Óleo. Enjoado como sempre, ele não gostou da idéia, uma vez que até hoje ele nunca havia comido este prato aqui em casa, mas com um pouco de insistência de minha parte ele aceitou. Depois de comer, lambeu os beiços! E eu me lembrei dos macarrões de minha infância!


 (clique em "Mais informações" para saber a receita)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pães de Ervas


Fiz um curso de confeitaria e panificação no ano passado. Gostei muito principalmente por conhecer várias pessoas apaixonas por cozinha como eu. Uma das primeiras receitas que aprendi foi fazer um pãozinho de espinafre. Gostei bastante da massa, mas como adoro inventar transformei um pouco a receita e já fiz de vários sabores, mas o que fez mais sucesso foi mesmo o de Pimenta Malagueta.
O meu marido tem uma parte da família que mora na zona rural, eles tem uma roçinha de pimenta, quando fui conhecê-los aprendi a gostar deste tempero tão picante e especial! Voltei da roça cheia de pimentas artesanais e aproveitei para fazer pães e outras “criações”, mas a de maior sucesso realmente foi esse pão.

 (clique em "Mais informações" para saber a receita)


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bolo de Laranja


Sempre que minha mãe tinha alguma reunião para ir, ela me pedia para fazer um bolo. Minha mãe, sempre prática corria no supermercado próximo e comprava caixinha de “massa pronta”.  Eu sempre gostei de cozinhar e minha alegria era ficar horas lendo livros de receita para descobrir uma boa e nova receita, me recusava a fazer bolo de caixinha. 
Em uma dessas ocasiões eu peguei o “livro de Família” da minha mãe (que havia recebido de herança de sua Tia Avó) e encontrei uma receita de bolo de laranja! Minha mãe voltou toda orgulhosa de sua reunião, falando que todos haviam elogiado o bolo. Desde então, não troco esta receita de bolo de laranja por nenhuma outra! E em todo lugar que o levo sempre recebo elogios!
Uma das últimas vezes que fiz esta receita coloquei uma cobertura de trufa de chocolate e enfeitei com raspas de laranja cristalizadas. Ficou muito bom! Mas isto são receitas para um outro dia... E hoje fico devendo uma fotinho...

(clique em "Mais informações" para saber a receita)

terça-feira, 24 de maio de 2011

Chocolate Quente



 Eu não sou muito chegada ao frio, mas adoro as comidas de inverno! Na noite de Sexta passada tive uma reunião juntamente com o grupo de teatro que faço parte. Combinamos de fazermos um lanchinho juntos no qual cada pessoa levava algo. Logo me prontifiquei a levar chocolate quente! Todo mundo gostou bastante!
No domingo meu amigo Teteu perguntou qual seria meu próximo post... lhe prometi que falaria sobre o chocolate quente que ele tinha gostado.
Infelizmente me dei conta que nunca fiz chocolate quente com receita... sempre fiz de olho e não sabia nenhuma quantidade... rs
Hoje resolvi fazer outro só pra mim mesmo e observar as quantidades para depois dividir com vocês! Além disso, aproveitei para tirar foto! Então hoje, em homenagem ao Teteu, também conhecido virtualmente como Chico Bento, aí vai a receita da bebida de frio. 
  
(clique em "Mais informações" para saber a receita)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Brownies


No tempo de faculdade fiz uma grande amizade: Natália. Nos conhecemos um pouquinho antes deu me mudar para Ponta Grossa. Foi assim:
Uma vez fui a um acampamento e resolvi descansar num quarto. Lá, Natália, toda apaixonada pelo seu noivo, estava contando que iria se casar. Achei interessante a história e fiquei prestando atenção; foi quando descobri que depois de casar ela iria morar em PG! Pensei: que coincidência! Era a mesma cidade que eu havia a pouco passado no vestibular e estava morrendo de medo de me mudar!! Não conhecia ninguém por lá! Combinamos neste dia de nos encontrarmos e sermos amigas.
 É, concordo como você que é meio estranho este esquema de “combinar” uma amizade, mas por incrível que pareça essa foi assim, e até hoje lembro com saudade de nossas conversas muita vezes com choros e outras com risadas. Das vezes que ela foi a minha  casa e das muitas vezes que fui na sua casa. Das dificuldades de inicio de casamento dela e de minhas incertezas de futuro.
Ela me ensinou muitas coisas tanto com sua vida, tanto com suas palavras. A Nati também me ensinou a fazer um Brownie maravilhoso! Até hoje é a melhor receita de Brownie que já fiz e já repassei para muuuuitas pessoas!
Espero que gostem da receita e que na vida de vocês também seja um símbolo de boas amizades!


(clique em "Mais informações" para saber a receita)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Macarrão Arabrasilian

Tenho uma amiga que morou um tempo perto de casa, caminhávamos toda manhã. Foi um tempo muito gostoso. Sempre que voltávamos dos exercícios passávamos horas conversando. Ela me ensinou várias dicas ecologicamente corretas e me incentivou ter uma hortinha em minha casa. A Sandra, um dia desses me deu de sua hortinha um ramo de hortelã e com esta folha inventei este lindo e saboroso macarrão. Hoje em dia ela mudou de cidade, mas tenho saudade de nossas longas e proveitosas conversas.


(clique em "Mais informações" para saber a receita)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

La Bella Pizza


Meus pais moraram por um tempo em Goiás e nos períodos de férias escolares eu os visitava. Como adoro uma farra na cozinha um dia inventei de fazer pizza. Não tinha nem receita, fiz uma que tinha atrás de um invólucro de fermento biológico. A bagunça foi muito boa!! Depois desta vez, sempre que ia à Goiás a família toda pedia para fazer pizza.
Um tempo depois quando fui visitar uma amiga, que também gosta muito de cozinhar, ela me passou uma receita muito boa que faço até hoje, com pequenas alterações.
Gosto muito de convidar casais para vir aqui em casa comer pizza, normalmente todo mundo entra na “dança”, depois da massa aberta, todos escolhem os sabores e ajudam na montagem.

(clique em "Mais informações" para saber a receita)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sopa da Ana


Um dia estava em casa e uma amiga veio me ver para depois irmos dar uma palestra juntas. Naquele dia estava mal de intestino e fiz uma sopa bem de doente pra tomar enquanto lhe ofereci um sanduiche. Saímos para a palestra e quando voltamos, ela se ofereceu para fazer uma sopa para mim. Fomos ao supermercado compramos o que precisava e ela cozinhou para mim, me senti muito querida! Enquanto a Ana fazia a sopa contou que ela havia aprendido com sua mãe, que sempre fazia sopinhas para o seu irmão mais novo e ela “roubava” a comida do irmão, até hoje gosta das sopas para “bebes” e “doentes” de sua mãe.
Realmente a sopa ficou muito boa! Eu comi junto com ela e depois quando o marido chegou, comi de novo! Não era por acaso que a Ana gostava das comidas de sua mãe!
Ontem, por causa do friozinho tentei fazer algo parecido e ficou muito bom!

(clique em "Mais informações" para saber a receita)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Molho à Bolonhesa

Eu sempre gostei de fazer tudo o mais natural possível! Em casa não entra refrigerante e nem produtos congelados. Tento evitar comprar coisas prontas. Uma delas é molho de tomate, sempre que tenho tempo prefiro fazer, e o sabor do molho caseiro é inigualável! Cada pessoa faz molho de um jeito diferente. Eu tenho o meu modo próprio que alguns criticam e outros aprovam. Hoje quero dividir este com vocês!


(clique em "Mais informações" para saber a receita)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Strogonoff de Frango

Eu nem sei quando que comecei a fazer stogonoff, já faz um bom tempo! Mas sempre vou mudando um pouco aqui e um pouco ali. Gosto desse prato porque ele é rápido, prático e gostoso! Sempre que estou meio sem tempo esse é um dos pratos que escolho. Já fiz pra 2, 6, 10, 15 e até 20 pessoas e sempre dá certo! A única dificuldade é quando outros resolvem te ajudar, porque cada um tem uma receita diferente e resolvem “palpitar” na forma como você  está fazendo...rs  

Ontem eu cheguei em casa 12h30m para começar a fazer o almoço, não deu outra: Tirei o peito de frango do congelador e meia hora depois o almoço estava pronto! Resolvi então tirar foto e postar hoje em homenagem a minha amiga Drig - que pediu para escrever aqui no Blog alguma receita bem fácil para ela começar a aprender a cozinhar.


(clique em "Mais informações" para saber a receita)


domingo, 15 de maio de 2011

Nhoque à Parisiense


Adoro cozinhar e inventar quando estou sozinha em casa! O dia desse Nhoque não foi diferente. Meu marido havia ido jogar futebol e eu meio sem ter o que fazer resolvi ir para cozinha! Peguei o antigo livro de receita de família e fui passear nas maravilhosas receitas. Como uma de minhas maiores paixões na cozinha é fazer massas, não resisti a fazer o Nhoque. Quando o Bru chegou mais tarde tinha um lindo prato de Nhoque com vinho para acompanhar. Desde então creio que ele aprendeu a comer esta massa.

 Resolvi postar uma fotinho do livro de receitas que falei, só pra vocês terem uma idéia de como realmente é passado de geração a geração! Já foi da minha tia a vó, depois de minha mãe e quando eu casei veio para mim, espero um dia poder dar para minha filha!


(clique em "Mais informações" para saber a receita)

Chá Gelado com Limão

Logo que me casei nós não tínhamos filtro e vez ou outra nos esquecíamos de comprar água mineral. Em um dia desses que não tinha água para beber resolvi fazer chá gelado – que quando criança aprendera a fazer com minha mãe – o Bru achou o máximo “fazer” chá e não “comprar pronto”, e desde então sempre pede para fazer para ele.


(clique em "Mais informações" para saber a receita)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Moqueca do João

Meu pai sempre gostou de cozinhar. Quando eu era criança, vira e mexe era ele que ia pro fogão de final de semana, quando ele terminava sempre tinha um prato muito saboroso! O que ele sempre gostou de fazer foi peixe. Peixe de todos os tipos, formas e tamanhos!
Logo que casei, convidei um casal de padrinhos para almoçar em casa e perguntei o que eles gostariam de comer, a esposa falou que gostava de qualquer coisa, já o marido, “praieiro” por nascimento e criação falou na lata - “Eu quero peixe!” - com um sorriso nos lábios que acho que já estava imaginando e saboreando o peixe na frente!
Eu até então nunca havia feito um peixe, no máximo tinha ajudado o meu pai - que sempre gostou de minha presença na cozinha como sua ajudante. Não pensei duas vezes: liguei para ele pedi uma receita! Ele me ensinou a fazer esta moqueca e todo orgulhoso pediu para depois lhe contar como havia ficado.
Ficou muito boa! Meu padrinho comeu até ficar triste... desde então nunca mais parei de fazer Cação. Hoje mesmo fiz e aproveitei para tirar umas fotos.

(clique em "Mais informações" para saber a receita)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Peixe assado à marina

O Marido almoça em casa todo dia e vira e mexe tenho vontade de fazer alguma coisa diferente e inventar um pouco. Estes dias atrás fiz um prato que realmente ficou muito agradável ao meu paladar. Digo ao meu porque o Bru prefere sempre pratos mais comuns e bem simples como arroz, feijão, ovo frito e salada. É difícil agradar-lo com pratos mais elaborados!
Espero que testem e aprovem a minha invenção! Infelizmente não tivei foto, mas ele ficou bem bonito!



(clique em "Mais informações" para saber a receita)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Limonada Suíça

Há uns dois meses atrás, estava fazendo compras em um supermercado da cidade porque iriam dois casais de amigos lá em casa para jantar. Quando estava escolhendo limões uma senhora simpática puxou conversa e me ensinou como fazer Limonada Suíça. Adorei! Chegando em casa, não resisti...testei a receita e meus convidados adoraram! Fez mais sucesso do que a minha sobremesa que havia demorado horas para fazer!



(clique em "Mais informações" para saber a receita)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Frango com alecrim e laranja recheado com farofa de Pinhão

Eu adoro inventar receitas e adoro ter oportunidades para isso! No fim do ano passado um grupo de casais combinou de fazer uma ceia um pouco antes do natal para festejar a data com os amigos. Pediram para eu levar uma carne e fiquei de levar um frango. Os meus pais a pouco haviam passado uns dias em Campos de Jordão e me trouxeram pinhão. Então resolvi pesquisar e inventar!!! Da minha invenção saiu um prato maravilhoso! Muitos elogiaram, foi apenas uma pena que não eram todos que gostavam de pinhão. Eu, que desde o tempo de faculdade aprendi a amar pinhão, adorei! E não resisti de dividir a minha invenção com todos os amantes da gastronomia!



(Clique em "Mais Informações" para saber a receita)

domingo, 8 de maio de 2011

Panquecas

Nem me lembro quantos anos tinha quando aprendi a fazer panquecas. Eu era bem pequena ainda e ficava vendo minha mãe fazendo. Me maravilhava quando ela virava a panqueca de lado. Sempre sonhei em virar a panqueca como em cenas de filme! Com o tempo minha mãe foi me ensinando e foi me deixando fazer sozinha. Hoje já ensinei para várias pessoas, inclusive pro meu marido! A receita é passada de mãe para filha e a principal dica é ter muito amor e dividir a alegria com as pessoas ao redor. Até hoje lembro de minha mãe falando: “São três por pessoa, precisa sobrar para o jantar!” E agente ainda brigava para comer mais!
Que Deus abençoe todas as mães ao nosso redor!

Feliz dia das mães!

(clique em "Mais informações" para saber a receita)

sábado, 7 de maio de 2011

Bolo de Fubá Cremoso

No tempo de faculdade fiz varias amizades que sei que vou poder contar para a vida inteira. Amigos que eu jamais me esquecerei como o pessoal da “Cristianismo”.  Toda sexta-feira a noite nos reuníamos nesta igreja pra estudar, conversar, comer e nos divertir. Numa destas "paradas" o Paulinho levou um bolo que sua mãe fez. Era divino! Nunca havia comido um bolo de fubá tão bom! Além de pedir a receita fiquei insistindo até ele pedir para a mãe. E por fim guardei a receita e acabei não fazendo.
Há menos de um mês atrás eu iria ter uma reunião e marcamos de fazer um café da manhã, onde cada um levaria uma coisa. Me prontifiquei a levar um bolo e logo um rapaz falou: “Não precisa se preocupar de fazer nada muito elaborado, apenas traga um bolo de fubá”.  Dei um sorriso e falei que sim. Mas nunca havia feito um bolo de fubá na vida!
Resolvi vasculhar meus livros de receita e achei a receita da mãe do Paulinho! Fiz o bolo e levei sem experimentar! Foi uma alegria e uma surpresa descobrir que havia ficado tão bom quanto o que eu tinha comido numa sexta-feira em Ponta Grossa!

(clique em "Mais informações" para saber a receita)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bolo Cuca da Danuta

Desde adolescente aprendi a gostar de Cuca.  Nas férias ia para o litoral Catarinense e me acabava comendo Cuca com morango, uva e goiabada. Nunca imaginei com seria fazer, mas sempre tive interesse em aprender uma vez que as padarias paulistas raramente têm para vender. Mais velha descobri uma receita... fiz uma vez mas não me alegrou. 

Anos mais tarde... fiz faculdade no interior do Paraná e em alguns momentos nossa turma precisou ter aulas fora do horário normal,  e a Danuta, uma professora muito querida, prometeu levar bolo para cativar nossa presença – diga-se de passagem as aulas dela eram tão boas que nem precisava – não acreditei quando vi que era bolo cuca, comi bastante e pedi a receita!
Desde então não parei mais de fazer este bolo, de relembrar as minhas férias na adolescência, meus tempos na faculdade e agora de agradar o meu marido – esse é um dos bolos prediletos do Bru!

(clique em "Mais informações" para saber a receita)



Bolo de Banana

Logo que o meu irmão entrou na faculdade ele fez vários amigos que começaram a freqüentar nossa casa e com o tempo se tornaram amigos da família. Um dia o Rafael convidou meu irmão pra passar um final de semana na casa de sua avó em Ibiúna, como meus pais estavam passando pela fase da “síndrome do ninho vazio”, o Dani perguntou pro Rafa se podia levar seus pais também, ele prontamente atendeu e falou que seus pais iriam adorar.  Desta ida a Ibiúna surgiu uma longa amizade entre as duas famílias. A Vó do Rafa, nesta ocasião fez um bolo de banana que nunca havíamos comido - tão gostoso. O Dani gostou tanto que ele mesmo pediu a receita e falou que iria fazer em casa. Como eu que sempre fui a boleira da família, na semana seguinte já testei a receita e desde então sempre que quero agradar meu irmão faço este bolo.

(clique em "Mais informações" para saber a receita)


Bolo Branco Rústico

Há um tempo passado estava em casa e com vontade de fazer um bolo simples, procurei nos meus livros de receita e não achei nada interessante... resolvi fazer um “popurri” de diversos bolos de chocolate mas tirando o chocolate. O resultado foi um bolo com cara de fazenda feito por vovó, daquele tipo meio pesado que acompanha um bom café de coador numa tarde meio cinzenta...  Já fiz várias vezes e todos de casa gostaram!

(clique em "Mais informações" para saber a receita)